publicidade

Secretária da Saúde encontra lideranças no MST em café da manhã em acampamento

thumbnail_secretária Roberta Santana visita acampamento do MST crédito Ivan Dias Marques SAÚDE GOVBA (1)
Nesta quinta-feira (18), a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, encontrou pessoalmente lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que estão acampadas em Salvador juntamente com cerca de 3 mil trabalhadores do movimento. Em um café da manhã produzido pelos integrantes do MST, a secretária conversou sobre as demandas de saúde do movimento em todo o Estado. Os trabalhadores, que saíram em marcha da região de Feira de Santana e andaram por cerca de 120km, estão acampados no estacionamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“São demandas que a gente vai buscar atender para melhorar a assistência à saúde dos trabalhadores nos assentamentos e acampamentos por toda a Bahia e também auxiliar na prevenção de doenças. É uma política pública do nosso interesse e que vamos colocar em prática com a celeridade necessária. Já evoluímos na construção do levantamento de dados”, explica Roberta Santana. O café da manhã ainda contou com representantes estaduais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
Entre as demandas do MST, estão questões relacionadas à atenção primária, saúde bucal, saúde mental, fitoterápicos e política de saúde no campo. “Tivemos essa satisfação de ter a secretária tomando café conosco aqui no acampamento. A Sesab vem assumindo compromisso de ajudar às pessoas que estão nos assentamentos”, afirma Evanildo Costa, membro da direção nacional do MST na Bahia.
Na tarde desta quinta-feira, uma equipe da Sesab foi até o acampamento para realizar testagem de COVID e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) dos trabalhadores e também atualizar o calendário vacinal daqueles que estão acampados na SDR.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Estado da Bahia