publicidade

Pela primeira vez, Feira de Santana passa a ter um Ambulatório de Saúde exclusivo para mulher

IMG_7325

O Ambulatório de Saúde da Mulher será um equipamento de referência no município

 

A Prefeitura de Feira de Santana inaugurou, nesta sexta-feira (13), o Ambulatório de Saúde da Mulher Dra. Tânia Mota, um espaço dedicado ao atendimento especializado para mulheres. O evento contou com a presença de autoridades e moradores locais. Localizado na Rua Caitité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro, o novo ambulatório começará a funcionar na próxima segunda-feira (16).

O Ambulatório de Saúde da Mulher será um equipamento de referência no município, oferecendo atendimentos com mastologistas e ginecologistas que, até então, eram realizados no Ambulatório do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). Além de consultas, preventivos e marcação de exames por imagem, o local também realizará encaminhamentos para cirurgias ginecológicas e do Programa de Gigantomastia. O ambulatório atenderá pacientes com endometriose e oferecerá serviços de planejamento familiar, concentrando diversos atendimentos em um único local.

O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do novo espaço. “Essa é uma entrega histórica para a cidade, pois ressignifica o local, atraindo a população para o Jardim Cruzeiro e solucionando problemas de saúde das mulheres feirenses. Investimos mais de R$ 800 mil para atender à maior demanda possível dessas pacientes. Aqui, teremos médicos ginecologistas para cuidar e acompanhar o tratamento das mulheres, desde a adolescência até a idade adulta”.

Colbert afirmou que o novo centro de atendimento deve se tornar uma referência. “Este será um local para expandir o serviço de atendimento à mulher, e fico muito feliz com a entrega desse equipamento público que será de todas elas”. Ele também anunciou que o Hospital da Mulher passará a realizar cirurgias bariátricas para mulheres com obesidade mórbida, ampliando a assistência no município.

A secretária de Saúde, Cristiane Campos, ressaltou que o ambulatório será um espaço de acolhimento para todas, sem comprometer os atendimentos ginecológicos que continuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em outras regiões do município. “Este será um local para agregar nosso trabalho e melhorar o atendimento às nossas munícipes”, afirmou.

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, reforçou que o novo ambulatório não apenas oferecerá novos serviços na área de ginecologia, mas também ampliará o atendimento às mulheres em mais de 30%. “Estamos inaugurando o novo ambulatório com 12 salas dedicadas à saúde da mulher, com atendimento completo em ginecologia, planejamento familiar, incluindo fisioterapia pélvica e assistência para pacientes com endometriose”, explicou.

A diretora-presidente enfatizou que o ambulatório é uma justa homenagem (in memoriam) à médica ginecologista Tânia Mota. “Essa é uma importante homenagem para todos que trabalham no Hospital da Mulher, onde Dra. Tânia Mota, mãe do diretor-geral do hospital, realizou muitos atendimentos. Hoje, é um momento emocionante para a família, que está presente nesta inauguração com Dr. Lamartine Mota”, destacou Gilberte Lucas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, também esteve presente e salientou a importância do novo equipamento público para o bairro Jardim Cruzeiro e ruas adjacentes. “A inauguração de um Ambulatório Especializado de Saúde para Mulheres é um grande avanço para a saúde pública local. Esse serviço é essencial para oferecer um atendimento mais direcionado às necessidades de saúde da mulher e vai fortalecer o comércio local, além de aumentar a segurança nas ruas, agora com a presença permanente do transporte público, o que favorece a mobilidade urbana da região”, concluiu