publicidade

Casa de Parto no Feira VII é inaugurada e terá atendimento exclusivo para gestantes de Feira

IMG_1790

A assistência de saúde às mulheres teve mais um avanço significativo. Nesta sexta-feira (5), o prefeito Colbert Martins inaugurou a Casa de Parto localizada no bairro Feira VII. O investimento municipal que ultrapassa R$800mil será referência para as mulheres atendidas nos postos de saúde da região.

De acordo com Colbert, Feira de Santana recebeu o auxílio de um milhão de reais por parte do Ministério da Saúde para construção da parte física localizada na Rua Salvador, ao lado do Parque da Cidade. Porém, todos os equipamentos e a estrutura, inclusive de pessoal, é mantida pela Prefeitura.

“Essa é uma casa de parto para as mulheres de Feira de Santana. O pré-natal será feito nas unidades de saúde de toda a região e as pacientes serão referenciadas para esta Casa. Hoje, o Hospital da Mulher é o que mais faz partos na Bahia e assim como essa unidade hospitalar, a Casa de Parto também será porta aberta, mas o atendimento será exclusivo para as mulheres de Feira”, ressaltou.

A diretora da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, instituição que administrará o local, explica que a expectativa é que sejam efetuados 20 partos por semana.

“Todos os equipamentos essenciais como cardiotocógrafo-monitor fetal, bilicheck, berço aquecido, encubadora de transporte, estão disponíveis nessa estrutura. A Casa de Parto precisava estar a 20 minutos da maternidade. Pela pista, a ambulância chega de forma rápida no tempo estipulado. Tudo foi feito com critério e responsabilidade”, enfatiza Gilberte.

Conforme a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, todo recém-nascido que tiver alta sairá com a consulta pediátrica agendada e também com a dose da vacina BCG, aplicada logo após o nascimento, que previne a tuberculose e formas graves da doença.

“Serão feitos apenas os partos normais aqui. Os casos de risco continuam sendo atendidos no Hospital da Mulher. Nessa nova unidade, temos uma equipe extremamente qualificada, com 30 profissionais, que chegam para somar na assistência materno-infantil ofertada em grande parte pelo município e que é referência na cidade”, frisou Cristiane.