publicidade

Vacina contra a poliomielite é o método eficaz de prevenção da paralisia infantil

IMG_0885

Com uma simples vacinação, uma criança está protegida contra a paralisia infantil, sendo a vacina a maneira mais eficaz para evitar a doença. A Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem reforçando durante todo o ano a importância da imunização contra a poliomielite.

Durante a Campanha de Vacinação contra a poliomielite, cerca de 41.474 crianças de até cinco anos podem receber a vacina. No entanto, apenas 5.439 foram vacinadas, representando 13% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças nessa faixa etária.

As sequelas da poliomielite são graves e podem causar o crescimento diferente das pernas, atrofia muscular, paralisia das pernas e paralisia dos músculos do rosto. A secretária de Saúde, Cristiane Campos, destaca a importância da vacina e faz um apelo para que os pais garantam a imunização de seus filhos.

“A vacinação é uma medida simples, mas extremamente eficaz para proteger as crianças contra a paralisia infantil. A poliomielite é uma doença grave, mas pode ser facilmente prevenida com a vacina. É essencial que todos os pais e responsáveis entendam a importância dessa proteção”, ressaltou.

A vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira. Para facilitar o acesso, as USFs vinculadas ao programa “Saúde na Hora” oferecem horário ampliado das 8h às 20h30, permitindo que a população se vacine também no período noturno.

Entre as unidades participantes do programa estão: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV; Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.