publicidade

Vereador propõe Serviço de Saúde Móvel para melhorar atendimento a comunidades rurais

A1994DA7-7CF3-4A88-96A5-1A73A92D03E9

A criação de um serviço móvel na rede municipal de saúde de Feira de Santana, para atendimentos em comunidades rurais, pode ser uma alternativa para a melhoria da assistência à população que reside em alguns distritos. A ideia é defendida pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que em pronunciamento hoje (16) na Tribuna da Câmara discorreu sobre o assunto. De acordo com ele, o Governo Municipal deveria criar o programa “Saúde Móvel Rural”, objetivando levar, no mínimo duas vezes por mês, os procedimentos disponibilizados na rede às localidades que não possuem Unidade de Saúde da Família (USF), ou onde estas fiquem localizadas a grande distância dos usuários.

“Acompanhamos, no dia a dia, a dificuldade que as pessoas passam ao buscar tratamento de saúde na zona rural. Às vezes, chegam a andar entre 15 a 70 quilômetros para conseguir uma vaga. E em razão disto, tem comunidade onde o morador está sem ir ao médico há aproximadamente quatro anos,”, disse Jurandy. Ele xplica que Tiquaruçu, Jaguara e Ipuaçu, são exemplos de locais onde a população enfrenta o problema. Com equipe composta por médico clínico, odontólogo, enfermeiro e técnico de enfermagem, as visitas aos distritos deveriam ocorrer num intervalo de 15 em 15 dia, acrescentou ele.
Organizada desta forma, a unidade móvel conseguiria atender comunidades longínquas como Amarela e Formosa (Governador João Durval), e Barra e Sete Portas (Jaguara).

A proposta detalhada será encaminhada, oficialmente, à secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos, garantiu o vereador. “É urgente a criação de um serviço deste tipo, pois se trata de um suporte de suma importância para quem precisa de atendimento. Inclusive, já estamos preparando o documento contendo a sugestão para entregar à gestora da pasta”, assegurou.